Restaurando Vidas Destruídas

Esta palavra “Restauração” é utilizada de diferentes maneiras no Novo Testamento, cada um referindo-se na melhora do estado do objeto a que se refere. Por exemplo, é usado para falar sobre remendar redes, reconciliar facções, curar ossos fraturados e equipar e preparar indivíduos para alguma coisa.

 Restauração é o processo de renovação da mente e reconstrução de relacionamentos que foram severamente danificados ou destruídos pela imoralidade. Especialmente se esse alguém exerceu ou exerce posição de liderança.

 As bases bíblicas para esse ministério fazem parte da vida da Igreja. Paulo, o apostolo aos gentios, escreveu uma carta aos Gálatas recomendando – “ Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.  Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”- Gálatas 6.1-2

 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12.1-2.

 A renovação da mente é um trabalho que deve ser realizado com o auxílio de ferramentas espirituais, tais como: Aconselhamento, edificação com a Palavra, oração, jejuns, amizade, transparência, perdão. Alem disso, a atuação de dois ou mais irmãos maduros e estáveis, experimentados nesse ministério, deve estar debaixo da direção e cuidado do espírito Santo. A palavra de conhecimento, sabedoria, profecia, discernimento de espírito, fé e dons de cura se manifestarão eventualmente nesse processo.

 Esse ministério de socorro e misericórdia (Rm 12) deve ser feito com alegria e perseverança. Por ser um processo longo, a paciência e a tolerância fazem parte da motivação dos que estiverem envolvidos nesse processo.

 Há basicamente quatro alvos a serem alcançados com aqueles que necessitam ser restaurados: Restaurar o relacionamento com Deus, restaurar a auto aceitação, restaurar o relacionamento com esposa e filhos e restaurar o relacionamento com a Igreja. Alcançar esses alvos é um desafio e uma tarefa árdua, porém extremamente gratificante. Ver a pessoa completamente restaurada é algo indescritível.

 “Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter,  sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” – Tiago 5.19-20

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: